ESTATUÁRIA URBANA - PATRIMÓNIO CULTURAL

ESTATUÁRIA URBANA - PATRIMÓNIO CULTURAL trata-se de um projecto em desenvolvimento, iniciado em 2003 por Ana Paula Gil Soares e João Filipe do Carmo Vieira, que trataram o mesmo objecto - a Estatuária Urbana - nos respectivos Doutoramentos. Sendo a primeira de Linguística e o segundo de Escultura, foi possível articular a área da Semiolinguística da Arte com as Ciências da Arte.
Nascido o projecto e dada a amplitude da investigação e do material organizado, impôs-se a continuação do mesmo projecto através do Pós-doutoramento. Inicialmente projectou-se o Pós-doutoramento para os dois elementos desta equipa. As dificuldades que se acentuaram para os professores do ensino não superior obrigaram a que um dos elementos prescindisse do Pós-doutoramento para apoio à família visto sermos um casal. O facto de Filipe Vieira não ter efectuado o Pós-doutoramento permitiu dar continuidade ao apoio, desta vez na rectaguarda, com Paula Gil a assumir a responsabilidade.
Tendo sido todos os estudos académicos de Paula Gil e Filipe Vieira ao abrigo do  Decreto-Lei n.º 216/ 92, de 13 de Outubro, este projecto reúne todas as condições académicas e legais para se definir como uma investigação independente e original.

Reflectindo a importância da arte da Estatuária Urbana europeia para o diálogo de paz e afirmação da soberania dos povos numa Europa de iguais, conhecer a estatuária urbana europeia é reconhecer os laços de identidade e os afectos que marcam a História comum da Europa.
A estatuária urbana é uma expressão da cultura urbana e uma forma da arte contemporânea que muito bem mostra as relações das populações com o seu património cultural.
O embelezamento urbano com a arte da estatuária transforma o espaço exterior das cidades, vilas e aldeias em verdadeiros museus que orgulham os naturais e atraem os turistas

Responsável do Projecto: Paula Gil  Início      

Trabalhos Académicos


Trabalhos de investigação no Pós-Doutoramento
Soares, Ana Paula Gil

14-Dez-2012 - A estatuária e a escultura figurativa urbana:conceptualização de estatuária no espaço urbano

Soares, Ana Paula Gil

3-Jul-2013 - Património imaterial e estatuária urbana

Soares, Ana Paula Gil
5-Set-2014 - Representações do direito na estatuária urbana
Soares, Ana Paula Gil
Set-2016 - Breve apontamento sobre etnologia e etnografia comparada da estatuária urbana
Soares, Ana Paula Gil
Abril de 2020 - Conceptualização e representação estatuária dos soldados peludos
Os poilus da Primeira Guerra Mundial 1914-1918



Teses de Doutoramento e Mestrado

2009 Representações linguísticas e semióticas na estatuária urbana europeia - Soares, Ana Paula Gil;

2009 Dispositivos de identidade na estatuária urbana europeia - Vieira, João Filipe do Carmo,

2001. Pedro Anjos Teixeira e a Escultura no Exterior. Vieira, João Filipe do Carmo,


Divulgação pública

Blogues e redes sociais.
https://konstelazone.wordpress.com/

E-mail do Projecto Estatuária Urbana

statua.urbana@stroit-art.net